Manual de utilização do teclado bluetooth Logitech k375s com o VoiceOver

Esse documento foi elaborado utilizando um iPhone e o próprio teclado Logitech k375s bluetooth.
Fins de informação esse teclado é semelhante há um teclado de desktop, tendo o teclado numérico no lado direito.
Dividiremos esse manual em cinco capítulos:
1 – Como conectar o teclado da Logitech k375s no iPhone
2 – Acessando as funções do VoiceOver no teclado
3 – Digitação e pontuação
4 – Desvendando as teclas de função
5 – Notas e esclarecimentos

Capítulo 1

Como conectar o teclado da Logitech k375s no iPhone

1 Certifique-se de que o teclado multidispositivo K375s esteja ligado em seguida no seu iPhone vai em Ajustes, Bluetooth e ativa o mesmo.
2 Mantenha pressionada uma das teclas F1, F2 ou F3 por três segundos. (O LED no canal selecionado piscará rapidamente).
3 Irá aparecer na tela do iPhone o pedido de emparelhamento “Keyboard K375s clique nessa mensagem”.
4 Digite no teclado a senha que aparecerá na tela, e pressione Enter.
5 configuração que tem que ser feita para os acentos funcionarem.
Abra os ajustes,
Vai em geral,
teclado,
teclado físico
varra para a direita e clique na primeira opção
varra até achar Brasileiro – ABNT2 e selecione assim os acentos e o Ç vão funcionar.
OBSERVAÇÃO 1: Caso seja necessário voltar as configurações de fábrica do teclado use as seguintes combinações no próprio teclado: (ESC O, ESC O, ESC O, ESC B rapidamente).
OBSERVAÇÃO 2: Fazendo esse reset será apagado a configuração do Pen Drive que vem junto com o teclado, sendo assim necessário configurar de novo o mesmo usando assim um App da própria Logitech e um PC para configurar o mesmo, para maiores informações de como configurar o mesmo acesse

www.acessibilidadeapple1.com.br
na guia Áudios/Vídeos Tutoriais / Geral / conectando um teclado logitec k375 em mais de um dispositivo

OBSERVAÇÃO 3: Fazendo o reset do teclado o mesmo não funcionará mais no iPhone, sendo necessário fazer o seguinte:
No Iphone vai em Ajustes, bluetooth ache Keyboard K370/K375 Conectado, observe que ele diz que está conectado sendo necessário esquecer o dispositivo, feito isso repita os procedimentos para conectar o teclado novamente.

Capítulo 2

Acessando as funções do VoiceOver no teclado

Passarei a dar algumas dicas de comandos do VoiceOver, lembrando que são muitos comandos e que por isso posso não me lembrar de todos, também deixarei de fora os que são repetidos, também falarei dos comandos que funcionam para o iOS 12, os que não funcionam no iOS 13, falarei dos comandos para o iOS 14 e os que não funcionam para os iPhones da linha X pois os mesmos não possuem o Home.
OBSERVAÇÃO: Quando tiver uma combinação de teclas e não tiver especificado se serve ou não é por que serve para qualquer iPhone e qualquer iOS.

como ativar a ajuda do VoiceOver, para esse comando vamos usar as seguintes combinações:
Control da mão esquerda junto com a tecla windows e a letra k, esse comando é muito útil pois assim pode ser testado várias combinações, para sair dessa ajuda aperte a tecla ESC.
brilho tecla função e seta para baixo diminui, e função e seta para cima aumenta.
Elemento de etiqueta Control da mão esquerda a tecla windows e a tecla /
Teclas modificadoras CTRL da mão esquerda tecla Windows e a tecla ponto e vírgula
OBSERVAÇÃO: Esta função quando ativada não precisa segurar o CTRL junto com a tecla Windows, porém tem lugares que você precisa desativar esta função pois impede de fazer outros tipos de comando.
Spotlight para esse comando usa-se a teclas Control da mão direita e seta para cima.
Para abrir as notificações use a seguinte combinação de teclas CTRL Windows e a tecla Page up
Para abrir a central de controle use a combinação das seguintes teclas CTRL Windows e a tecla Page Down
Para ver a hora ou outras funções que ficam juntos use as seguintes combinação de teclas CTRL Windows e a letra M, use as setas esquerda e direita para navegar, para sair repita o comando.
O próximo comando não serve para o iOS 12, mas serve para outras funções abrir o menu contextual use as seguintes teclas da mão esquerda CTRL Windows Shift e a letra M
Para segurar o botão de gravação no WhatsApp use as seguintes teclas da mão esquerda CTRL Windows Shift e a letra M esse comando só serve no iOS 12, no iOS 13 não tem essa opção, no iOS 14 use as seguintes teclas da mão esquerda CTRL Windows e a barra de espaço
OBSERVAÇÃo 1: No iOS 12 para o comando funcionar você precisa estar com o foco do VoiceOver em cima do botão de gravação do WhatsApp e segurar as teclas de 1 a 3 segundos antes de soltar
OBSERVAÇÃO 2: no iOS 14 esse comando não funciona para usar essa função aperte as teclas CTRL Windows e antes de apertar a barra de espaço solte antes as duas mas esse procedimento tem que ser rápido, se der certo você irá ouvir o som do microfone sendo ativado segure um pouco a tecla de espaço e de pois solte a mesma, se quando você soltar a barra de espaço e a mensagem for enviada é por que você precisa segurar um pouco mais a mesma
Para soltar o botão de gravação do WhatsApp aperte as teclas juntas seta cima, seta esquerda e seta direita esse comando serve para o iOS 12, lembrando que no iOS 13 não temos essa opção e no iOS 14 basta apertar setas cima e baixo juntas.
OBSERVAÇÃO: Para soltar o botão de gravação o foco do VoiceOver precisa estar em cima do mesmo.
Para os iPhones que tem o 3D Touch, use as seguintes combinações: Control da mão esquerda, tecla windows, o Shift e a letra F.
OBSERVAÇÃO: tem lugares que usando a função 3D Touch, abri alguns campos como o selecionar tudo e o copiar tudo, caso abra esses campos pode clicar com seta cima e seta para baixo no selecionar tudo e de pois no copiar caso for o objetivo de copiar tudo, fiz isso em um e-mail, e deu certo, já em uma página do navegador não deu certo, aí só deve usar o comando de segurar o botão no começo da linha a ser copiada usar o rotor para selecionar e de pois o rotor para copiar, e de pois colar onde desejar, mas pode ser que nem sempre vai funcionar assim deve-se ser testados outras formas de copiar e colar, mas nas maiorias das coisas que testei deu certo.
Para copiar um determinado documento use as seguintes combinações: Control da mão esquerda, tecla windows, o Shift e a letra C.
Para colar use as seguintes combinações: ALT da mão esquerda e a letra V.
OBSERVAÇÃO 1: o ALT é a tecla que fica do lado da barra de espaço, ela fica entre a tecla windows e a barra de espaço.
OBSERVAÇÃO 2: o Enter só serve para mudar de linha ou fazer uma pesquisa.
OBSERVAÇÃO 3: No WhatsApp caso você esteja escrevendo uma mensagem e aperte a tecla enter ela envia a mensagem, para fazer uma nova linha faça a seguinte combinação de teclas, da mão esquerda segure as teclas CTRL, Shift e a letra M
Para fazer a função duplo toque, use as seguintes teclas juntas: seta cima e seta para baixo.
OBSERVAÇÃO: Para abrir um App só consegue abrir usando esse comando
Para abrir um campo de pesquisa aperte as seguintes teclas juntas: Control da mão Esquerda, tecla windows e a letra F.
OBSERVAÇÃO 1: Abra o campo de pesquisa digita o que quer e aperte o enter.
Para pesquisar para frente e para traz use as seguintes teclas juntas: Control da mão esquerda, tecla windows e a letra G, acrescentando a tecla Shift você volta na pesquisa.
OBSERVAÇÃO 2: para usar esse comando de procura para frente e para traz, primeiro abra o campo de pesquisa digita o que quer procurar aperte o enter e só assim use esse comando.
Quando usarem esse comando de ir para frente e para traz ouvirão alguns bipes, verifiquem com as setas si já chegou no lugar desejado. Esse comando também não deve ser usado em cima de um título como por exemplo no WhatSapp, exemplo:
Você está em um grupo como por exemplo o ACESSIBILIDADE apple, não pode ficar em cima do nome e nem no final como por exemplo em cima dos ícones, que fica no final.
Para abrir o seletor de itens use as seguintes combinações juntas: Control da mão esquerda, tecla windows e a letra I.
Se Apertar as seguintes combinações, Control da mão esquerda, a tecla windows e apertar três vezes a letra H desativa o VoiceOver esse comando não funciona na linha X.
Observação: caso desativa o VoiceOver sem querer aperte a tecla F4 três vezes que volta esse comando não funciona na linha X.
Chamar a Siri pressione a tecla f4 ou f6 esse comando não funciona na linha X
Para usar o ditado aperte duas vezes a tecla CTRL da mão esquerda dita o que tem para ditar e aperte duas vezes o CTRL para desativar o ditado, esse comando só funciona no iOS 14
Para fazer o rotor use as seguintes teclas juntas: seta esquerda e seta cima, ou seta cima e seta direita.
Sempre que abrir um campo de escrita o rotor não funciona para resolver isso use as seguintes combinações: seta esquerda e seta direita.
Para ir ao topo de um arquivo ou de uma tela use as seguintes combinações:
Control da mão esquerda e seta para cima, para ir ao final use Control da mão esquerda e seta para baixo.
Para mudar de página use as seguintes combinações: Control da mão direita, seta direita avança a página, seta para a esquerda retrocede a página.
Para o VoiceOver parar de falar mas sem desligar, use o Control da mão esquerda.
Para desligar o VoiceOver mas não total use as seguintes combinações juntas: Control da mão esquerda, a tecla windows e a letra S. para voltar falar faça a mesma combinação.
Observação: Isso desliga parcialmente, ficando sem a voz mas ainda ficando ativo o VoiceOver, esse comando seria o mesmo comando quando damos duplo toques com três dedos na tela.
Para ler de forma contínua use as seguintes combinações juntas: Control da mão esquerda, a tecla windows e a letra A, ou a letra B.

Capítulo 3

Digitação e pontuação

Se vocês já tem abilidade de escrever em um PC vocês não terá dificuldades, pois é basicamente igual.
Vou passar a dar algumas dicas de comando para a escrita:
Dica 1, como fazer os símbolos:
Teclas Shift com a tecla 1 faz o ponto de exclamação,
Shift e o 2 faz o arroba,
Shift e o 3 faz o #
Shift e o 4 faz $,
Shift e o 5 faz %,
Shift e o 6 faz ¨,
Shift e o 7 faz &
Shift e o 8 faz *,
Shift e o 9 faz abre parênteses,
Shift e o 0 faz fecha parênteses,
Shift e o ifem faz _,
Shift e o = faz +.
Shift e a vírgula faz < Shift e o ponto final faz >
Shift e o ponto e vírgula dois pontos,
Shift e a barra faz o ponto de interrogação
Observação: a barra mencionada para fazer o ponto de interrogação não é a barra de espaço, mas é a barra que fica perto do shift da mão direita, alguns símbolos tive que escrever por extenso pois o VoiceOver não iria falar.
DICA 2
Control da mão direita junto com a tecla que apaga, apaga a palavra inteira.
DICA 3
Como alternar de teclados.
Todos nós temos pelomenos dois teclados no meu caso tenho 4 são eles:
Português, Espanhol, Inglês e o Emoji.Para alternar entre os teclados faz o seguinte:
Control da mão esquerda junto com a barra de espaço, troca de teclado.

Quando abrir um campo de edição vai falar NVA inativa, isso ajuda escrever sem perder o foco, mas o rotor fica inativo.
Para que o rotor volte ter comandos aperte as teclas seta esquerda e seta direita juntas, aí vocês ouvirão a seguinte frase NVA ativa.

Capítulo 4

Desvendando as teclas de função

As teclas F1, F2 e F3 alterna entre equipamentos. conectados.
oBSERVAÇÃO: caso não alternar use a tecla função que fica a direita da barra de espaço sendo a segunda, ela parece uma tecla de espaço pois é meio cumprida, mais cumprida doque as outras mas menor que a barra de espaço.

O F4 segurando chama a Siri esse comando não serve para a linha X
O F4 uma vez fecha um app voltando assim para a tela inicial. O F4 duas vezes abre seletor de apps.
O F4 três vezes liga e desliga o VoiceOver esse comando não serve para a linha X
O F5
Usando o control da mão esquerda junto com o F5 o teclado na tela fica visível ou oculto.
o F6 tem a mesma combinação do F4.
O F7 retrocede a música.
o F8 pausa a música.
o F9 avança a música.
usarei agora as combinações de três teclas, são elas:
Aperte a tecla control da mão esquerda e segure depois aperte a tecla windows que fica do lado do control e não solte, agora aperte junto a tecla F8 que abre os ajustes do VoiceOver.
o f10 silencia e Não silencia o VoiceOver, inclui também o sistema como por exemplo: o YouTube, seria como se fosse o botão mudo.
Usarei novamente as combinações anterior segurando as teclas control e windows e a tecla f11, ativa e desativa a cortina de tela.
F11 diminui o volume da música e do VoiceOver.
A tecla f12 almenta o volume da música e do VoiceOver.

Capítulo 5

Notas e esclarecimentos

Esse arquivo foi elaborado e redigido pela EQUIPE ACESSIBILIDADE apple, para o uso e benefício das pessoas com deficiência visual.
Ficando assim expressamente proibido a venda seja parcial ou total desse documento.
OBSERVAÇÃO: Para redigir esse documento não ganhamos nada nem somos patrocinados pela Logitech, indicamos esse teclado para ajudar no dia-a-dia dos deficientes.
Caso você descubra alguma função ou atalho não contido nesse manual, favor contatar a EQUIPE ACESSIBILIDADE apple no e-mail:

acessibilidadeapple1@gmail.com

para a inclusão do mesmo.
OBSERVAÇÃO: outros teclados bluetooth podem funcionar da mesma maneira, porém não fizemos os devidos testes.
Boa digitação para todos!

EQUIPE ACESSIBILIDADE EM 15/03/2019
ESSE DOCUMENTO FOI ATUALIZADO EM 18/10/2020